Notícias
35 mulheres são agredidas física ou verbalmente por minuto no Brasil.
03/03/2023 às 08:51 | Autor: Redação
Violência contra a mulher aumenta no Brasil! Pesquisa realizada com mil e 42 mulheres pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Datafolha entre os dias 9 e 13 de janeiro deste ano revela que 35 mulheres foram agredidas física ou verbalmente por minuto no nosso país ao longo do ano passado! 35 mulheres por minuto!
Em relação à última pesquisa, que foi feita entre abril de 2020 e março de 2021, o crescimento foi de 4,5 pontos percentuais, o que mostra que a violência contra a mulher aumentou em território nacional. Ao todo, são 18 milhões e 600 mil mulheres que foram vítimas de algum tipo de violência ou agressão entre janeiro e dezembro de 2022.
Ofensas verbais são o tipo de violência mais comum. Perseguição e Chutes e socos aparecem na sequência. 65 em cada 100 vítimas são mulheres pretas. 29% são brancas. Mais da metade das mulheres que sofre algum tipo de agressão têm entre 16 e 34 anos de idade.
Segundo os pesquisadores, não há uma causa única para o aumento da violência contra a mulher no Brasil, mas 3 principais fatores ajudam a explicar por quê as mulheres têm sido vítimas da fúria alheia: a falta de recursos para as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher nos últimos anos, a pandemia de covid-19, que prejudicou o funcionamento de serviços de acolhimento às vítimas e a intensificação da ação política de movimentos ultraconservadores última década – combatendo, entre outros temas, a igualdade de gênero, esse ultraconservadorismo acaba dando suporte a comportamentos e atitudes machistas de violência contra pessoas do gênero feminino.