Notícias

Foto: Assessoria/Arquivo

Alfabetização e aprendizagem de matemática no ensino fundamental foram mais afetadas pela pandemia

20/09/2022 às 10:59 | Autor: Redação

Queda no aprendizado, principalmente na alfabetização, afetou todas as etapas do sistema de ensino brasileiro. O fechamento de escolas e imposição de aulas remotas durante a pandemia foram os principais fatores que impactaram o aproveitamento dos estudantes.

Os dados foram analisados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2021.

Os resultados são considerados atípicos por terem sofrido influência das mudanças no formato das aulas durante a crise sanitária, alerta o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.

Também recomendou cuidado na comparação dos índices entre escolas, municípios e estados. A maior queda foi registrada no segundo ano do ensino fundamental.

Em língua portuguesa, a pontuação dos alunos caiu 24,5, de 750 em 2019 para 725,5 em 2021. Na mesa etapa do ensino, em matemática, a média nacional teve queda de 9 PONTOS: de 750 para 741. Na prática, os resultados revelaram que boa parte dos estudantes não consegue resolver problemas de adição ou subtração.

Compartilhe com seus amigos