Notícias
Arrecadação de impostos pelo governo federal dispara e chega a R$ 209 bilhões em novembro.
O Brasil registrou uma ligeira queda nas exportações em 2024. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, no ano passado, o país registrou 337 bilhões de dólares em exportações, um recuo de quase 1% em relação ao ano anterior, especialmente por conta de preços no mercado internacional. Apesar disso, as exportações em 2024 ocuparam o segundo lugar na linha histórica e, em volume embarcado, registraram alta de 3%. Falando em valores, no ano passado, pela primeira vez na história, o Petróleo foi o produto mais exportado no Brasil, desbancando a soja, que ficou com a segunda colocação.
Minério de ferro e seus concentrados fecham top-3 dos produtos mais exportados pelo em Brasil em 2024. Na lista dos produtos de exportação com maior valor comercializado pelo Brasil no ano passado vale destacar os embarques das carnes bovinas e de frango.
Foram enviadas a outros países 2,89 milhões de toneladas de carne bovina e 5,29 milhões de toneladas de carne de frango. Juntos, os envios somaram mais de 20 bilhões e 700 milhões dólares à balança comercial brasileira.
O principal destino das exportações de carne e frango continua sendo a China. Estados Unidos aparecem na segunda colocação no ranking dos maiores compradores de carne bovina brasileira, seguidos dos Emirados Árabes. Já em relação ao frango, os Emirados Árabes aparecem como segundo maior comprador e o Japão é o terceiro.