Notícias
Aumenta a quantidade de brasileiros que têm dívidas há mais de 90 dias.
05/04/2023 às 08:49 | Autor: Redação
Percentual de famílias endividadas se manteve estável nos primeiros três meses do ano. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a Peic, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, o mês de março terminou com 78,3% das famílias endividadas, mesmo índice de fevereiro. Vale lembrar que indicador apurado pela CNC considera dívidas valores – em atraso ou não – no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, em carnê de loja, empréstimos ou financiamentos.
Com relação às famílias com dívida em atraso, as inadimplentes, o monitoramento realizado mensalmente pela Confederação do Comércio mostra uma pequena variação para baixo do indicador entre fevereiro e março. A inadimplência dos brasileiros passou de 29,8% para 29,4% entre um mês e outro.
No entanto, a parcela de famílias com atrasos acima de 90 dias é a maior em um ano. De cada 100 consumidores com dívidas atrasadas, 45 têm dívidas atrasadas há mais de 3 meses. Entre as principais explicações para a maior dificuldade em honrar dívidas de meses anteriores estão juros altos e dificuldade de acesso a crédito barato.