Notícias

Foto/Antônio Cruz/Agência Brasil

Aumento do aço compromete setor da construção civil e freia crescimento

24/05/2022 às 10:16 | Autor: Redaçao

Setor de construção que vinha em escala crescente ao longo da pandemia sofreu impacto pela alta do aço. No primeiro trimestre deste ano houve queda de 42,5% nos lançamentos do mercado imobiliário na comparação com o quarto trimestre do ano passado. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Houve queda também na oferta final de empreendimento, que recuou mais de 7,5%.

Os resultados são atribuídos por especialistas ao aumento nos custos dos materiais da construção civil, peça falta de confiança dos empresários e incorporadoras para novos lançamentos, e ainda, pela queda no poder aquisitivo das famílias.

O aço foi o material que mais puxou o aumento de custo total das obras, principalmente aquelas destinadas ao programa social Casa Verde e Amarela, que tem contribuído para melhorar o desempenho do setor habitacional. Mesmo com a redução da alíquota de importação do aço e outros 10 produtos, a construção civil ainda sofre a pressão com o aumento dos custos.

O Sudeste foi a região que teve maior queda no número de lançamentos – 52% – seguido da região norte, com 51%; Sul, com quase 40%.  E depois, com índices abaixo de 10 pontos percentuais, o Centro-oeste e Nordeste.

Compartilhe com seus amigos