Notícias
Brasil mantém baixa posição em ranking de corrupção; país ocupa 94º lugar entre 180 países.
01/02/2023 às 08:45 | Autor: Redação
Brasil mantém baixa colocação em ranking que apura o Índice de Percepção da Corrupção. De acordo com a ONG Transparência Internacional, o Brasil ocupa atualmente a posição de número 94 entre 180 países – está, portanto, na metade de baixo da lista.
A nota obtida pelo nosso país no ano passado foi de 38 pontos, numa escala que vai de 0 a 100. É, inclusive, uma nota inferior à média global, que é de 43 pontos. Foi o terceiro ano seguido que o Brasil mantém um desempenho ruim no índice, de acordo com a organização.
A pontuação indica o nível percebido de corrupção no setor público. Zero significa que o país é considerado altamente corrupto e 100 significa que o país é considerado muito íntegro. O ranking da Transparência Internacional é liderado pela Dinamarca, considerado o país menos corrupto do mundo, com 90 pontos. Finlândia e Nova Zelândia completam o pódio.
No mesmo patamar do Brasil estão Etiópia, Argentina, Tanzânia e Marrocos. Já nas 3 últimas colocações, como países mais corruptos, aparecem Síria e Sudão do Sul e Somália.