Notícias

Foto: PixaBay

Brasil melhora posição em ranking de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

18/05/2023 às 10:13 | Autor: Redação

O Brasil está combatendo melhor a violência sexual contra crianças. É o que mostra um estudo divulgado pela Childhood Brasil, organização que trabalha pela proteção da infância, contra o abuso e a exploração sexual. A primeira edição do estudo foi publicada em 2018 e o nosso país aparecia na posição de número 13, entre 60 países analisados.

Na edição que acaba de ser divulgada, o Brasil subiu duas posições e aparece na de número 11 entre os países que melhor respondem aos crimes cometidos contra essa parcela da população.

O estudo avalia diferentes aspectos do combate a esse tipo de crime e, em relação ao engajamento da sociedade civil e capacidade do sistema judicial no combate à exploração sexual infantil, o Brasil foi avaliado com 100% de aprovação. Já o desempenho nos itens reabilitação de agressores sexuais e ações contra potenciais abusadores deixou a desejar.

Em prevenção, por exemplo, o Brasil ficou na posição de número 25. O ranking chamado de Índice Fora das Sombras, já traduzindo para o português, traz o Reino Unido como nação que melhor enfrenta a violência sexual contra crianças e adolescentes. Depois, nessa ordem, vem França, Suécia, Canadá e África do Sul. O top 10 tem ainda Coreia do Sul, Austrália, Indonésia, Turquia e Alemanha. Estima-se que, por ano, 400 milhões de crianças e adolescentes sejam vítimas de violência sexual em todo o mundo.

Compartilhe com seus amigos