Notícias
Brasil recebe até o fim do ano vacinas contra a varíola dos macacos
10/10/2022 às 10:19 | Autor: Redação
Após desembarque do primeiro lote com quase 10 mil doses da vacina contra a monkeypox, Brasil deve receber novas remessas até o fim do ano. Foram adquiridas cerca de 50 mil doses do imunizante por meio do fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina Jynneos deve ser utilizada, inicialmente, para estudos sobre a prevenção da doença conhecida como a varíola de macacos. A análise deve gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina. Só então, deverá ser definido um calendário e público-alvo para receber as primeiras doses. São vacinas confirmadas como seguras para combater a varíola comum, conforme afirmou o Ministério.
A coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia (Asbai), Lorena de Castro Diniz, disse que a Jynneos é uma vacina com perfil de segurança comprovado, utilizada em maiores de 18 anos, aplicada em duas doses com intervalo de semanas. Não há ainda recomendação para uso em massa.