Notícias

Foto: Flickr / NIAID

Brasil recebe até o fim do ano vacinas contra a varíola dos macacos

10/10/2022 às 10:19 | Autor: Redação

Após desembarque do primeiro lote com quase 10 mil doses da vacina contra a monkeypox, Brasil deve receber novas remessas até o fim do ano. Foram adquiridas cerca de 50 mil doses do imunizante por meio do fundo rotatório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina Jynneos deve ser utilizada, inicialmente, para estudos sobre a prevenção da doença conhecida como a varíola de macacos.  A análise deve gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina.  Só então, deverá ser definido um calendário e público-alvo para receber as primeiras doses. São vacinas confirmadas como seguras para combater a varíola comum, conforme afirmou o Ministério.

A coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia (Asbai), Lorena de Castro Diniz, disse que a Jynneos é uma vacina com perfil de segurança comprovado, utilizada em maiores de 18 anos, aplicada em duas doses com intervalo de semanas. Não há ainda recomendação para uso em massa.

Compartilhe com seus amigos