Notícias

FOTO: PIXABAY

Cobrança alta de impostos desagrada o brasileiro comum e é o que mais preocupa o empresariado.

23/01/2023 às 08:27 | Autor: Redação

Não é segredo para ninguém que o Brasil é o país com uma das maiores cargas tributárias do mundo – ao mesmo tempo em que, lamentavelmente, aparece como uma das nações que menos reverte os impostos arrecados em serviços de qualidade à população.

E a cobrança alta de impostos, que desagrada o brasileiro comum, é motivo de preocupação também para o empresariado. Sondagem recente feita pela Confederação Nacional da Indústria com 1.688 empresas de pequeno, médio e grade porte, revela que a elevada carga tributária voltou ao primeiro lugar no ranking dos principais problemas citados por empresários do setor industrial.

Em meio à pandemia, a questão da falta ou alto custo de matérias-primas era o que mais estava preocupando os empresários, mas esse item passou a ser o segundo da lista ao fim de 2022. Com o retorno da questão da alta carga tributária ao primeiro lugar, a preocupação com a falta ou alto custo de matérias-primas passou a ser a segunda da lista.

Como terceiro principal problema, o empresariado apontou, na sondagem mais recente, a demanda interna insuficiente. Taxas de juros altas e falta ou o alto custo de trabalhador qualificado completam lista de problemas.

Compartilhe com seus amigos