Notícias

Reprodução

Com novas regras, Exército vai voltar a registrar caçadores, atiradores e colecionadores de armas.

04/01/2024 às 09:38 | Autor: Redação

Registros para novos CACs voltarão a ser realizados pelo Exército. A autorizações para novos Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas estava suspensa desde janeiro do ano passado, mas, nos último dias de 2023, um comunicado e uma portaria do Exército estabeleceram a retomada da emissão do CR, o Certificado de Registro. Foram elaboradas novas regras para o controle de acesso de civis aos armamentos.

Também caiu o tempo de validade dos CRs. Eles valiam por 10 anos e agora terão validade de apenas 3 anos, mas podendo ser renovados. Além disso, pela nova regulamentação, os certificados emitidos em anos anteriores, perdem a validade em julho de 2026 e, portanto, precisarão ser renovados, mesmo tendo sido emitidos com validade de 10 anos. Os CACs se tornaram, nos últimos anos, o maior segmento armado do País, superando, inclusive, que efetivos policiais.

Para se ter uma ideia, em 2019, o Brasil tinha 197 mil pessoas registradas como Caçadores, Atiradores e Colecionadores de armas. Ao fim de 2022, já eram cerca de 800 mil. Para comparar, o total estimado de policiais militares ativos de todos os Estados mais o total de homens das Forças Armadas é de cerca de 770 mil.

Compartilhe com seus amigos