Notícias

Imagem : Pixabay

Déficit habitacional no Brasil é de mais de 6 milhões de moradias

13/04/2022 às 11:14 | Autor: Redaçao

O Brasil não tem dados atualizados sobre seu déficit habitacional, já que o Censo Demográfico de 2020 precisou ser adiado, por causa da pandemia, e será realizado apenas esse ano.

Mas, de acordo com estimativas recentes, faltam aproximadamente 6 milhões de moradias dignas no Brasil. A moradia é um direito assegurado na Constituição Federal a cada brasileiro e, todos os anos, o Orçamento da União, aprovado pelo Congresso, destina recursos para o setor.

Consulta ao Portal da Transparência, mantido pela Controladoria Geral da União, mostra que, no ano passado, a área da Habitação tinha orçamento de 90 milhões de reais, mas o total de despesas executadas somou pouco mais de 2 milhões e 100 mil.

Este ano, o orçamento da União, de 4 trilhões e 300 bilhões de reais aprovado pelo Congresso, reserva 33 milhões e 200 mil reais para Habitação. Até agora apenas cerca de 630 mil reais foram executados.

De acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, o Brasil tem cerca de 33 milhões de pessoas sem moradia; desse total 24 milhões são pessoas que vivem em grandes centros urbanos sem ter habitação adequada ou mesmo sem ter onde morar.

Compartilhe com seus amigos