Notícias
Depósitos futuros de FGTS poderão ser usados em financiamento da casa própria
19/10/2022 às 11:00 | Autor: Redação
Depósitos futuros na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão ser destinados a amortização ou garantia para financiamentos de imóveis.
A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Curador do FGTS, integrado por representantes do governo, dos empregadores e dos trabalhadores. Inicialmente, apenas famílias com renda mensal bruta até 2.400,00 poderão vincular o saldo que ainda será depositado na conta do trabalhador com carteira ao crédito para compra da casa própria.
Será um tipo de caução que aumenta a capacidade de pagamento e favorece a obtenção de financiamentos com taxas de juros menores. Vale para imóveis residenciais em área urbana e deve respeitar o intervalo de três anos após a última transação de compra e venda com uso do FGTS. Na prática, se uma família quer financiar um imóvel que teria prestação de 600,00, mas a renda só é suficiente para o limite mensal de 500,00, os depósitos futuros do fundo complementarão o valor da parcela.
Até agora, só era possível usar o FGTS para compra de imóvel como entrada para abater o valor total a ser financiado, para pagar 12 parcelas uma vez por ano no limite de 80% do valor das prestações, ou na amortização do saldo devedor a cada dois anos. É importante lembrar que os valores bloqueados para o financiamento imobiliário não poderão ser usados para outros tipos de movimentação, como saque extraordinário.