Notícias

(José Cruz/Agência Brasil)

Eleições terão observadores nacionais; medida busca aperfeiçoar a segurança do sistema de votação

20/07/2022 às 09:32 | Autor: Redação

Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, anuncia oito entidades nacionais que vão atuar como observadores eleitorais em outubro. A lista inclui a Universidade de São Paulo, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Sociedade de Ensino Superior de Vitória.

Também estão credenciadas a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Associação de Juízes para a Democracia, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e Transparência Eleitoral Brasil.

É a primeira vez que a Justiça Eleitoral publica um chamamento para missões nacionais e o resultado foi divulgado em 19 de julho, no Diário da Justiça Eletrônico. Nas eleições municipais de 2020 houve uma experiência-piloto com a participação da Transparência Eleitoral Brasil.

O acompanhamento do processo eleitoral por missões nacionais, juntamente com observadores de organismos internacionais, busca aperfeiçoar a lisura, segurança e a integridade do sistema de votação brasileiro, afirma a Justiça Eleitoral.

Compartilhe com seus amigos