Notícias
Em maio, maioria das negociações salariais representou ganhos reais para o trabalhador brasileiro.
28/06/2024 às 09:07 | Autor: Redação
As negociações salariais em maio representaram, em sua maioria, ganhos reais para o trabalhador brasileiro. Segundo o Dieese, mais de 87% reajustes salariais ficaram acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, que é um indicador medido pelo IBGE que serve como referência para reajustes salariais.
A proporção de reajustes iguais ao indicador foi de 10,4% e apenas 2,3% ficaram abaixo da inflação no período. No quinto mês de 2024, o INPC, índice inflacionário medido pelo IBGE que serve como referência para reajustes salariais, ficou em 0,46%, acumulando alta de 3,34% nos 12 meses anteriores.
Ainda de acordo com o Dieese, no acumulado entre janeiro e maio, 85,2% dos reajustes analisados resultaram em ganhos reais aos salários, 11,6% tiveram percentual igual ao do INPC e 3,2% registraram percentual abaixo da inflação. Ainda considerando os cinco primeiros meses de 2024, os setores de destaque foram indústria e serviços, com mais de 86% das negociações terminando com ganhos acima da inflação para o trabalhador. Já o comércio apresentou percentual menor, de 75,3%.