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Entressafra do leite e guerra na Ucrânia comprometem produção de manteiga no Brasil e muitas marcas somem
14/10/2022 às 09:05 | Autor: Redação
Trazer manteiga nas compras de mercado além de pesar mais no bolso, exige do consumidor mais flexibilidade do paladar. É que muitas marcas já conhecidas e preferidas pelo público desapareceram das prateleiras, primeiro pelo período de entressafra de produção de leite na estação fria.
E pela alta das commodities (matérias-primas para a produção) provocada pela guerra na Ucrânia, que puxou os preços das rações bovinas à base de milho e soja. Especialistas citam, ainda, a passagem do fenômeno meteorológico La Niña, que intensificaram o desabastecimento comum nesta época em que a produção de leite cai com a seca no pasto.
Isso porque os produtores passam a usar ração para alimentar o rebanho, mas as mudanças climáticas tornaram os campos mais ressecados, e foram necessárias outras alternativas, que interferem no teor de gordura do leite. Ana Paula Negri, pesquisadora de insumos agropecuários do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP diz que essa queda exige maior quantidade de leite para obter a mesma quantia e de manteiga.
Sem contar que o preço da matéria-prima – o creme de leite, que é a parte da gordura – também subiu em torno de 40% e o mercado brasileiro não tem capacidade de produzir o necessário para garantir o abastecimento. O resultado foi o aumento dos preços da manteiga – 23,5%– em 12 meses até setembro – e da margarina, que subiu por ser o substituto imediato da manteiga, mesmo sem levar leite na composição.