Notícias

Foto: Agência Minas Gerais

Está disponível a consulta pública que busca contribuições da sociedade para a fiscalização ambiental em Minas Gerais

02/09/2021 às 13:40 | Autor: Redação

Está disponível, até 19/9, a consulta pública que buscará contribuições da sociedade para o planejamento de 2022 da fiscalização ambiental em Minas Gerais. O objetivo é que a população faça sugestões sobre o diagnóstico ambiental do Estado, estudo que enriquece e norteia as ações do Plano Anual de Fiscalização (PAF). O PAF vai direcionar o planejamento das atividades de fiscalização feitas por órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema) em 2022.

A atividade é coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Para que a população consiga contribuir, está disponível, neste link, o diagnóstico para consulta. O documento reúne informações de diversos estudos elaborados pelos órgãos do Sisema, mas também produzidos em universidades e demais entidades, para caracterizar a situação de qualidade ambiental em Minas e a pressão sobre os recursos naturais.

A partir do arquivo, representantes do setor produtivo, de entidades ambientalistas, da sociedade civil organizada e todo e qualquer cidadão interessado poderão apresentar informações que julguem importantes e que possam não estar contempladas no documento.

Para envio das contribuições, o cidadão poderá acessar o formulário disponível no site da secretaria. No documento, deve ser escolhida a temática da contribuição que será feita (algumas categorias são flora, fauna, recursos hídricos e atividades potencialmente poluidoras). O participante também deverá informar para qual regional deseja enviar as informações.

Compartilhe com seus amigos