Notícias
Fraudes contra seguradoras somaram mais de R$ 820 milhões apenas no passado.
24/08/2023 às 09:02 | Autor: Redação
O alto índice de fraudes é um problema que causa dor de cabeça para o setor de seguros – e perdas são milionárias. Segundo a Federação Interamericana de Empresas e Seguros, cerca de 15 em cada 100 contratações de seguros no Brasil apresentam fraudes Um relatório da Confederação Nacional das Empresas de Seguros aponta que as fraudes comprovadas contra as seguradoras somaram R$ 824,9 milhões, o que representa cerca de 16% do valor dos sinistros suspeitos de 2022.
As fraudes mais comuns são as consideradas de oportunidade – o famoso ‘jeitinho brasileiro’ pra levar vantagem. São práticas como dividir uma despesa de saúde em mais de um recibo, para garantir um reembolso maior dos valores, ou entregar o veículo segurado para criminoso, para poder ter o valor do veículo ressarcido pelo seguro.
Vale lembrar que, no Brasil, as fraudes de seguros são consideradas crimes e estão sujeitas às penalidades previstas em lei. A pena para esse tipo de crime é de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa, está previst no artigo 171, do Código Penal.