Notícias
Implante do tamanho de um grão de arroz pode revolucionar o tratamento do câncer de pâncreas.
24/04/2023 às 10:30 | Autor: Redação
O câncer de pâncreas é um dos tipos de tumores malignos mais agressivos e mais difíceis de tratar. É uma doença que demora a apresentar sintomas, o que também acaba atrasando e dificultando o diagnóstico, que geralmente é feito quando o tumor já está em estágio mais avançado e, consequentemente, é mais resistente aos tratamentos. Mas tudo pode estar prestes a mudar.
Resultados positivos de uma pesquisa que está sendo realizada em Houston, nos Estados Unidos, animaram os cientistas, que acreditam na possibilidade de o tratamento contra o câncer de pâncreas estará em breve em um novo patamar. O centro do estudo é um implante minúsculo, do tamanho de um grão de arroz, feito de aço inoxidável e carregado de anticorpos sintéticos capazes de atacar as células doentes. De uma maneira simples de falar, seria uma imunoterapia localizada. Por enquanto, só foram realizados testes em animais, mas os resultados foram promissores.
O dispositivo, implantado no pâncreas doente, conseguiu reduzir o tumor em uma dosagem quatro vezes menor do que o tratamento de imunoterapia sistêmica tradicional – com menos efeitos colaterais e, portanto, mais qualidade de vida para o paciente. Os estudos continuam. A pesquisa segue os protocolos porque ainda é preciso determinar a eficácia e segurança da tecnologia em humanos. Os pesquisadores envolvidos no estudo, no entanto, estão otimistas e acreditam que o implante que vai revolucionar o tratamento de câncer de pâncreas pode estar disponível para os pacientes em cinco anos.