Notícias

KEVIN DAVID/A7 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO-19/01/2023

Justiça aceita pedido de recuperação judicial das Americanas; dívidas somam R$ 43 bi.

20/01/2023 às 08:42 | Autor: Redação

Justiça do Rio de Janeiro aceitou pedido de recuperação judicial feito pelas Americanas na quinta-feira.  Dívidas da ordem de 43 BILHÕES DE REAIS levaram a rede varejista a recorrer à Justiça para não quebrar.  O juiz Paulo Assed Estefan, da 4ª Vara Empresarial do Rio deu prazo de 48 horas para que a empresa apresente a lista de credores e o detalhamento da dívida.

Afirmou que se trata de uma das maiores e mais relevantes recuperações judiciais ajuizadas no país. No pedido de recuperação judicial, a empresa alegou estar exposta a um potencial descumprimento de obrigações contratuais, previstas em vários contratos celebrados com credores, inclusive estrangeiros. Segundo a Americanas, são cerca de 16.300 credores.

Antes de entrar com o pedido de recuperação, no início da tarde de quinta-feira, a empresa divulgou comunicado ao mercado informando que tinha apenas 800 milhões de reais em caixa. E afirmou que vários bancos haviam bloqueado valores de sua conta, por meio de medida judicial, na ordem de cerca de 1 bilhão e 700 milhões.

A Americanas informou que seguirá as operações normalmente dentro das novas regras da recuperação judicial para tentar manter os empregos, pagamento de impostos e a relação com os fornecedores.

Compartilhe com seus amigos