Notícias
Mais de 100 mil pessoas no Brasil tomam comprimidos que protegem contra o HIV.
06/11/2024 às 09:52 | Autor: Redação
A PrEP, ou profilaxia pré-exposição, é uma terapia de prevenção ao HIV que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção pelo vírus, que é sexualmente transmissível. Ela é recomendada para pessoas com maior risco de contrair HIV, como aquelas com parceiros soropositivos ou que têm relações sexuais sem uso regular de preservativos.
No Brasil, a Prep está disponível no SUS desde 2018 e seu uso vem crescendo ano após ano.
No início, era usada por cerca de 6 mil pessoas; em dezembro de 2022, o número de usuários já beirava 51 mil e, um ano depois, em dezembro de 2023, saltou para 77 mil e 400. Números mais recentes do Ministério da Saúde indicam que, em setembro deste ano, o número de usuários chegou a 104 mil.
A pasta atribui o crescimento às campanhas de conscientização que tem sido promovidas. O comprimido usado na PrEP é composto por antirretrovirais e há duas formas de usar. No uso diário, a pessoa toma um comprimido todos os dias, o que oferece proteção constante contra o HIV. Ou pode usar sob demanda.
Nesse caso, deve ingerir dois comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, e repetir a dose nas 24 e 48 horas seguintes. A PREP é eficaz quando tomada corretamente, mas os especialistas alertam: ela não substitui o uso de preservativos, que protegem também contra outras infecções sexualmente transmissíveis.