Notícias

(Foto: Unsplash)

Meios digitais correspondem a cerca de 7 de cada 10 transações financeiras; cheque cai em desuso

24/08/2022 às 09:59 | Autor: Redação

Dependendo do ano que você nasceu, talvez nunca nem tenha usado uma folha de cheque.

O meio de pagamento, que já foi um dos mais usados no Brasil, praticamente caiu em desuso no nosso país. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, o uso de cheques em 2021 foi o menor em mais de 15 anos, com queda de quase 94%.

No ano passado, foram compensados no nosso país pouco menos de 219 milhões de cheques, total bastante inferior aos 3 bilhões e 300 milhões compensados em 1995, primeiro ano da série histórica; Só entre 2020 e 2021, a queda foi de quase 25%. Segundo a Febraban, a queda acentuada no uso de cheques no Brasil reflete o avanço dos meios de pagamento digitais, como a internet, o mobile banking e a criação do Pix.

Atualmente, os meios digitais correspondem a aproximadamente 7 de cada 10 transações financeiras feitas no país.

Apesar de ser uma modalidade praticamente desconhecida dos jovens, os cheques, no entanto, resistem especialmente entre os consumidores de mais idade. Só para comparação: ainda de acordo com os registros da Febraban, no ano passado os brasileiros movimentaram, por cheque, R$ 667 bilhões de reais e, por PIX, a modalidade mais moderna de transferência de recursos, mais de R$ 4,5 trilhões.

Compartilhe com seus amigos