Notícias

Ademola Adebowale / Pexels

Mercado do boi gordo entra em estagnação com “mal da vaca louca” confirmado no Pará.

24/02/2023 às 09:33 | Autor: Redação

Enquanto o governo corre para acelerar protocolos sanitários e regularizar a exportação de carne bovina para a China o mercado do boi gordo no Brasil entra em estagnação. Frigoríficos já entraram em compasso de espera e paralisaram os abates até que seja dado um sinal verde para a retomada da comercialização da carne bovina. Segundo analistas ouvidos pela Reuters, as indústrias deixaram de comprar gado desde a última segunda-feira, quando começaram as investigações sobre um possível “mal da vaca louca” em gado do Pará.

A confirmação do Ministério da Agricultura só veio na noite de quarta-feira para a suspensão das exportações para a China a partir de quinta, conforme o protocolo sanitário assinado entre os dois países. Autoridades sanitárias insistem em afirmar que tudo aponta para um caso atípico da doença, desenvolvida em animal de idade avançada, sem risco de contaminação para o rebanho. Mas as reações do mercado foram mais rápidas. Abates programados foram suspensos e aquisição de boiadas saíram da programação. Na B3, a Bolsa brasileira, contratos de boi gordo no mercado futuro tiveram queda significativa e no estado do Pará, onde surgiu o problema, os preços da arroba estão no patamar mais baixo do país.

Exames já realizados confirmaram que um touro de 9 anos de um rebanho de 60 animais – agora isolados – apresentava degeneração cerebral e desenvolveu a doença. De acordo com o Ministério da Agricultura não houve contaminação de outros animais. O que o governo espera é que a contraprova – pelo laboratório da Organização Mundial de Saúde Animal, no Canadá – saia o mais breve possível, no prazo de 5 dias. A idéia é restabelecer os negócios no mercado exterior antes da visita de Lula à China, no fim de março.

Compartilhe com seus amigos