Notícias
Monte Carmelo completa 138 Anos, conheça um pouco de sua história
A cidade de Monte Carmelo completa nessa terça-feira (6) 138 anos. Com uma população estimada em 47.809 habitantes segundo dados do IBGE em 2019 o município, juntamente com Araguari, Uberaba e Patrocínio, está no eixo de destaque da produção do melhor café do cerrado para exportação, no Brasil.
A história de Monte Carmelo começa com uma fazendeira, Dona Clara Chaves, que doou um terreno de seis léguas quadradas aos moradores, para construírem uma capela para Nossa Senhora Do Carmo, de quem era devota. Nesta área, onde hoje é a Praça da Matriz, os moradores fizeram suas casas em torno da primeira Igreja e assim formou-se o “Arraial do Carmo da Bagagem”.
Em 6 de outubro de 1882, pela Lei Provincial, o “Arraial” foi elevado à categoria de “Vila”, passando a chamar-se “Nossa Senhora do Carmo da Bagagem”. Em 24 de maio de 1892, a “Vila” é elevada à categoria de cidade e em 25 de junho de 1900, a cidade passou a denominar-se “Monte Carmelo”.
O nome veio quando uma comitiva de carmelitas chegou à região e o povo queria mudar o nome da cidade que se chamava Carmo da Bagagem, e estas carmelitas identificaram um morro (hoje conhecido como Igrejinha) que parecia com um morro de Israel “Carmelo”, em hebraico, significa “uvas de Deus”, e como Carmo da Bagagem situa-se próximo a um monte semelhante ao da antiga Palestina, onde se encontra a sede da Congregação das Carmelitas, adotaram o nome de Monte Carmelo.
Existem hoje na cidade seis Patrimônios históricos. Prédio da Prefeitura Municipal, Prédio da Escola Estadual Melo Viana e a Praça Getulio Vargas (ambos fundados em 1926), Prédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, fundado em 1928, Igreja Nossa Senhora do Rosário fundada em 1927 e o Prédio da Antiga Rede Ferroviária hoje atual Casa da Cultura, fundado em 1936.
Na Agropecuária, Monte Carmelo produz algodão, alho, arroz em casca, feijão, milho, mandioca, soja, tomate, trigo, cebola, pimenta e café o principal produto agrícola, com uma área de 15.000ha, plantados num total de 45 milhões de pés. Na pecuária, a criação de bovinos, suínos e galináceos são os destaques. Tambem já teve como principal atividade econômica a produção de telhas, tijolos e artefatos cerâmicos.
Em Monte Carmelo existem vários seguimentos artísticos como Artesãos, Escritores, Artistas Plásticos, Oficinas Culturais, Banda Municipal, Corais, Grupo de Seresteiros, Bandas Musicais, grupos de Dança, Grupos Teatrais, galerias de arte e a Biblioteca Municipal Assis Chateaubriand. Toda historia de Monte Carmelo pode ser apreciada através do arquivo histórico Municipal existente na Casa da Cultura.
Reportagem: Alan Rodriggo
Fonte: Casa da Cultura e documentos históricos