Notícias
Partidos vão receber R$ 4,9 bi do Fundo Eleitoral; 32 siglas com registro no TSE recebem recursos
17/06/2022 às 09:45 | Autor: Redação
4 bilhões,961 milhões de reais. Esse é o valor que os 32 partidos políticos registrados no TSE vão receber do Fundo Eleitoral em 2022. Esses recursos devem ser usados exclusivamente no financiamento das campanhas eleitorais. As legendas devem prestar contas do uso dos valores à Justiça Eleitoral e o dinheiro não utilizado deve ser devolvido para a conta do Tesouro Nacional.
A distribuição é feita com base em critérios específicos, como número de deputados e senadores eleitos por cada sigla em 2018 e leva em consideração, também, as federações partidárias, que são tratadas como um partido só. Neste ano, três federações partidárias estão aptas para participar das eleições de outubro: PSDB-Cidadania, PSOL-Rede e Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV.
O Partido Novo é a única sigla que recusou os recursos do Fundo Eleitoral. O União Brasil vai receber mais de 780 milhões de reais; o PT pouco mais de 500 milhões; o MDB 363 milhões; PSD 349 milhões e o Progressistas 344 milhões. Juntos, esses 5 partidos respondem por mais de 47% dos recursos distribuídos.