Notícias

Crédito: MPT

Quase mil casos de trabalho escravo foram julgados no Brasil entre janeiro e junho deste ano

28/07/2022 às 09:20 | Autor: Redação

Justiça brasileira julgou quase mil casos de trabalho escravo nos seis primeiros meses deste ano. Levantamento do TST, o Tribunal Superior do Trabalho, contabilizou, ao todo, 993 processos de reconhecimento de relação de emprego em que havia trabalho em condições análogas às de escravidão.

Além desses processos já finalizados na Justiça do Trabalho, há 1.078 pendentes de julgamento. Algumas das principais características de um trabalho considerado análogo à escravidão são as jornadas exaustivas, condições degradantes de trabalho, restrição da locomoção do trabalhador, seja em razão de dívida contraída ou por qualquer outro meio com o fim de retê-lo no local de trabalho.

Também caracterizam o trabalho escravo moderno a vigilância ostensiva do empregador e a retenção de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com a finalidade de retê-lo no local de trabalho. Desde 1995, 57 mil pessoas já foram resgatadas dessa situação. Somente nos últimos cinco anos, as instâncias trabalhistas julgaram quase 10 mil e 500 processos envolvendo o reconhecimento da relação de emprego de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Compartilhe com seus amigos