Notícias
Recusa em participar do Censo 2022 pode resultar em multa; uma opção é responder à pesquisa por telefone.
06/01/2023 às 08:51 | Autor: Redação
IBGE cria o Disque-Censo 137, para quem ainda não participou do Censo Demográfico 2022. O levantamento é considerado a principal fonte de informações sobre as condições de vida dos brasileiros.
Já foram coletados os dados de pelo menos 83,9% da população, mas algumas pessoas têm se recusado a participar da pesquisa. Uma das dificuldades dos recenseadores é falar com quem mora em condomínios, pois alguns porteiros ou síndicos impedem a entrada.
Em todos os estados, a média de recusas é de 2,82%, o equivalente a quase dois milhões de pessoas que deixaram de responder ao questionário do IBGE. O maior índice de rejeição foi registrado no estado de São Paulo, seguido por Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima e Espírito Santo. A previsão inicial era que o Censo 2022 fosse concluído em outubro, mas já ocorreram dois adiamentos e a expectativa é que o levantamento seja finalizado este mês.
A pesquisa dura apenas três minutos e quem deixa de participar pode estar sujeito a multa de até dez salários mínimos. A punição está prevista em uma lei de novembro de 1968.