Notícias
Suicídio entre jovens já é terceira causa de mortes no Brasil.
10/09/2024 às 09:45 | Autor: Redação
O suicídio entre adolescentes se tornou um ponto de atenção global e a quarta causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, aponta a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o Ministério da Saúde afirma que já é a terceira causa de óbito nessa faixa-etária, com tendência de alta e vítimas cada vez mais jovens. A taxa de suicídio entre jovens brasileiros cresceu 6% por ano de 2011 a 2022. No mesmo período, as taxas de autolesões na faixa etária de 10 a 24 anos de idade aumentaram 29% ao ano.
Esses números superam os registrados na população em geral, cujo índice de suicídio apresentou crescimento médio de 3,7% ao ano e de autolesão de 21% ao ano. 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, um tema considerando ainda tabu na sociedade. A tentativa de tirar a própria vida normalmente ocorre após a pessoa já ter manifestado sinais de depressão, ansiedade ou outra questão de saúde mental. Muitas vezes a oportunidade de conversar com alguém evita uma tragédia.
Os sinais de alerta para o risco de suicídio são: desinteresse, dificuldade ou prejuízo na aprendizagem escolar; ansiedade, agitação, irritabilidade ou tristeza permanente; isolamento persistente; alterações no sono e no apetite; baixa autoestima e descuido com a aparência; comentários frequentemente negativos e autodepreciativos; desinteresse por atividades de que gostava antes e desapego de pertences que valorizava; e, finalmente, comentários que indiquem desejo de não viver mais.